Definição
Os partidos políticos são associações políticas na estrutura das democracias modernas centrais na mediação entre a sociedade e o Estado, facilitando a representação política e a governança, mediando as demandas da sociedade perante o aparato administrativo e os poderes do Estado. Embora os partidos políticos frequentemente combinem elementos das classes (ordem econômica) e estamento (ordem social), eles também podem existir independentemente dessas dimensões (Weber, 2010c). Partidos políticos, conforme definidos por Max Weber, são associações que buscam influenciar a política governamental através da obtenção de mandatos políticos. Em seus próprios termos, ele descreve o partido político como “relações associativas baseadas em recrutamento (formalmente)”, cuja estrutura evidente tem por fim “proporcionar poder a seus dirigentes dentro de uma associação e [...] a seus membros ativos, oportunidades (ideais ou materiais) de realizar fins objetivos ou de obter vantagens pessoais, ou ambas as coisas” e, para que não haja dúvidas quanto aos meios exercidos pelos partidos, esclarece, “todos os meios podem ser empregados pelos partidos para chegarem ao poder” (Weber, 2015c, p. 188).
Literatura
Em Política como vocação, Weber (2010a; 2011) argumenta que a política é um meio para um fim, sendo esse fim o poder. Os partidos políticos, portanto, são organizações de pessoas que têm um objetivo comum de buscar e manter o poder dentro de uma estrutura governamental. Neste sentido, o indivíduo que escolher o caminho do político profissional faz isso por uma paixão, por uma causa ou pelo desejo de poder pelo poder, e os partidos políticos são veículos para alcançar esses objetivos.
Em Economia e sociedade, Weber (2015c) explora a relação entre a economia e a política, sugerindo que os partidos políticos não podem ser separados de considerações econômicas, pois os partidos políticos são intrínsecos à estrutura econômica de uma sociedade e que as políticas econômicas de um partido são um reflexo de seus objetivos e ideologias mais amplos.
Em Parlamento e governo na Alemanha reorganizada (2015), Weber define dois tipos de partido que podem ser encontrados nos Estados modernos: organizações para captação e indicação de cargos e partidos prioritariamente ideológicos. Os de primeiro tipo tornaram-se comuns no Presidencialismo plebiscitário dos EUA, alçando apoiadores a posições de dirigentes dentro da estrutura administrativa do Estado. Já os de segundo tipo têm por finalidade a execução de ideais políticos (Weber exemplifica os casos dos partidos Centro e Social Democrata). Contudo, Weber considera que, em geral, os partidos tendem combinar e apresentar estas duas formas.
Finalmente, em Ensaios de sociologia, Weber (2010a) expande suas ideias sobre política e partidos políticos dentro de sua análise mais ampla de poder e organização social. Ele identificou três dimensões nas quais grupos de pessoas podem ser categorizados: a econômica, a da honra ou estilo de vida, e do poder (classes, estamentos e partidos, respectivamente). Essas dimensões estão inter-relacionadas e nos ajudam a entender como a sociedade é organizada e como o poder é exercido.
Representação Política
Se, no nível macro, o partido político é uma organização formada por indivíduos com o objetivo de alcançar o poder político e influenciar a tomada de decisões em um determinado país ou região, no nível micro, um partido político é uma associação voluntária de indivíduos que compartilham interesses políticos e ideológicos para influenciar a distribuição do poder dentro da estrutura social. Weber entendia que os partidos políticos são formados por grupos de pessoas que compartilham de uma mesma visão política e trabalham em conjunto para promover seus interesses e ideais, assim, Weber esboçou uma tipologia dos partidos políticos classificando os partidos de acordo com sua duração (partidos duráveis e efêmeros), origem (partidos de patronato e de classe ou ideologia) e estrutura (partidos de estrutura legal, carismáticos e tradicionalistas). Mesmo os partidos de classe ou de ideologia são considerados agremiações políticas que dependem da figura do líder. É importante notar que a análise de Weber dos partidos políticos é apenas um aspecto de seu extenso corpo de trabalho sobre política e poder e foca na forma como os partidos políticos refletem as tensões e as divisões sociais, como uma forma de dar voz a diferentes grupos, permitindo que diferentes perspectivas, ideias e interesses sejam representados dentro de uma estrutura institucionalizada de governo.
Democracia
Dentro da democracia representativa, como as democracias plebiscitárias, os partidos políticos têm papel fomentador no processo democrático, servindo como um canal para a participação política, representação dos interesses dos cidadãos e escolha de líderes. Os partidos políticos, de acordo com Weber, são caracterizados por sua estrutura organizacional, que inclui liderança política, membros e uma base de apoio. Eles também possuem uma plataforma política ou programa que reflete suas ideias e objetivos. Além disso, os partidos políticos competem entre si em eleições e buscam conquistar o apoio popular para ganhar poder e influência política.
Referências Bibliográficas
Weber, M. A Política como vocação. In: Weber, M. Ensaios de sociologia. Gerth, H. H.; Wrigth–Mills, C. (Orgs.). Dutra, Waltensir (Trad.). 5. ed. [reimp.]. Rio de Janeiro: LTC, 2010a. p. 97–153.
Weber, M. A Política como vocação. In: Ciência e política: duas vocações. 18. ed. São Paulo: Cultrix, [1919] 2011.
Weber, M. Parlamento e governo na Alemanha reorganizada: sobre a crítica política do funcionalismo e do partidarismo. In: Escritos Políticos. São Paulo: Editora da Folha. [1918] 2015. (Grandes Nomes do Pensamento. v. 19).
Weber, M. Classe, Estamento, Partido. In: Weber, M. Ensaios de sociologia. Gerth, H. H.; Wrigth–Mills, C. (Orgs.). Dutra, Waltensir (Trad.). 5. ed. [reimp.]. Rio de Janeiro: LTC, 2010c. p. 211–228.
Weber, M. Os tipos de dominação. In: Weber, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. (Trad.) Barbosa, R. e Barbosa, K. E. 4. ed. Brasília: Unb, 2015c. p. 139-198.
Como citar este verbete:
CARVALHO, Marcio J. R. de. Partidos políticos: Verbete. In: Enciclopédia Max Weber. 2024. Disponível em: https://www.enciclopediamaxweber.org/%C3%ADndice-geral-de-entradas/partidos-pol%C3%ADticos Acesso em: dd.mm.aaaa.